marski 85px 

 

Pico das Agulhas Negras e Prateleiras (Parque Nacional do Itatiaia)

DSC03978brasilO Pico das Agulhas Negras, com 2793 metros de altitude está localizado entre os municípios fluminenses de Itatiaia e Resende, e o município mineiro de Bocaina de Minas, na parte alta do Parque Nacional de Itatiaia, integrando a Serra da Mantiqueira.

Ele serve de divisa natural entre os estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, tem sua nascente em Agulhas Negras. No interior do parque, o mais antigo do Brasil, existem outras montanhas com altitude superior aos dois mil metros de altura.

Durante o inverno, de junho e agosto, a pluviosidade na região do Pico das Agulhas Negras diminui, sendo frequente a ocorrência de baixas temperaturas. Em seu ponto culminante, a temperatura do ar pode chegar a -10°C.

O clima durante o inverno é seco e bastante frio, sendo comum a formação de geadas, cobrindo os campos e a vegetação da parte alta do parque com um fino manto de gelo.

A melhor época do ano é durante os meses de inverno, entrentanto é possível ir entre os meses de maio a início de novembro. No verão, devido a maior possibilidade chuva, não recomendamos a visitação à esta parte do parque.

 

A precipitação de neve, nos dias mais frios, é menos comum.

Em junho de 1985, ocorreu uma intensa e memorável precipitação de neve, de proporções pouco comuns para a região, sendo a terceira maior precipitação de neve do Brasil.

A flora da região apresenta plantas de florestas tropicais e temperadas, como a conífera denominada Araucaria angustifolia (pinheiro-do-paraná ou pinheiro-nacional). Acima dos dois mil metros de altitude, a paisagem é convertida de florestas para campos de altitude, vegetação típica de regiões de latitudes médio-altas.

 

Temos duas propostas, uma que envolve apenas o Pico das Agulhas Negras e outra que envolve o Pico das Agulhas Negras + Prateleiras. 

Em ambas as propostas ficaremos em um Hostel, que nada mais é do que uma espécie de abrigo de montanha, com alojamento em quartos coletivos.  Se o seu grupo for privativo e desejarem acomodações superiores, é só nos avisar!

Esse é um programa para qualquer pessoa que seja capaz de realizar caminhadas com mais de 6h de duração, não deve ter nenhum impedimento médico (como cardiopatias, DPOC, etc...).

Todos os equipamentos coletivos de segurança são por nossa conta (cordas, lanternas, cadeirinhas, mosquetões, etc...).

Todos os nossos guias possuem vasta experiência de montanha, incluindo diversas montanhas em outros países, além disso, possuem formação para atendimento de urgência/emergência em áreas remotas. Todos possuem celular para eventual emergência, além disso, levamos rádios de comunicação VHF/UHF. 

 

TRIP - Parque Nacional de Itatiaia from DRONE DA MONTANHA on Vimeo.

O Parque Nacional de Itatiaia é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada no Maciço do Itatiaia, na Serra da Mantiqueira, entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Itatiaia é o parque nacional mais antigo do Brasil. Neste vídeo é demonstrado algumas das atrações como o Pico Agulhas Negras 2.792m (quinto maior do Brasil), Morro Couto 2.680m (nono maior do Brasil) e o Maciço das Prateleiras 2.548m.

Musica: Uniform Motion - The Telephone Box
Material: GOPRO HERO2 / Sony Vegas 12


Os valores são para grupos a partir de 4 pessoas. Valores por pessoa. Se você deseja ir sozinho ou apenas em dupla, nos consulte para reajustarmos os valores. 

As propostas a seguir constam como saindo de ônibus, a partir de São Paulo.

Proposta 01 - R$ 500,00

1º Dia – Itamonte

Nesse dia saímos de São Paulo (por exemplo, com encontro na estação Vergueiro do Metrô as 20:00h pontualmente) e seguimos de ônibus até a cidade mineira de Itamonte, e ficaremos em um hostel (uma espécie de alojamento de montanha), já próximo a entrada do parque.

Inclui: Passagem de ônibus São Paulo SP - Itamonte MG, Tranporte de Itamonte até o Hostel, pernoite no Hostel. Não inclui alimentação.

2º Dia – Pico Agulhas Negras

Nesse dia acordamos bem cedo, tomamos um café-da-manhã no hostel e seguimos para a entrada do Parque, onde em seguida, saímos para fazer a "escalaminhada" do Pico das Agulhas Negras. No final do dia voltamos ao Hostel antes se retornarmos para São Paulo. 

Inclui: Café da manhã no hostel, transporte até o parque, taxas de entrada no parque, lanche de trilha e lanche de retorno, passagem Itamonte MG - São Paulo - SP. 

Proposta 02 - R$ 850,00

1º Dia – Itamonte

Nesse dia saímos de São Paulo (por exemplo, com encontro na estação Vergueiro do Metrô as 20:00h pontualmente) e seguimos de ônibus até a cidade mineira de Itamonte, e ficaremos em um hostel (uma espécie de alojamento de montanha), já próximo a entrada do parque.

Inclui: Passagem de ônibus São Paulo SP - Itamonte MG, Transporte de Itamonte até o Hostel, pernoite no Hostel. Não inclui alimentação.

2º Dia – Pico Agulhas Negras

Nesse dia acordamos bem cedo, tomamos um café-da-manhã no hostel e seguimos para a entrada do Parque, onde em seguida, saímos para fazer a "escalaminhada" do Pico das Agulhas Negras. Retorno ao Hostel.

Inclui: Café da manhã no hostel, Transporte até o Parque (ida e volta), taxas de entradas no Parque, café da manhã, lanche de trilha e jantar no hostel.

3º Dia – Prateleiras

Acordamos, tomamos um café da manhã e seguimos novamente para o Parque, com destino a Prateleiras.  É um desafio completamente diferente do Agulhas Negras, com vários trechos de "escalaminhada" e uma vista espetacular de toda a cadeia montanhosa. No final do dia voltamos ao hostel antes de seguirmos para São Paulo. Previsão de chegada em São Paulo por volta das 22:00h. 

Inclui: Café da manhã no hostel, transporte até o parque, taxas de entrada no parque, lanche de trilha e lanche de retorno, Passagem Itamonte MG - São Paulo - SP.

 


O que preciso levar ? 

As montannhas do parque sempre são bem frias, podendo inclusive haver nevoeiros, etc... você deve levar:

  • Calçado confortável para caminhada, como por exemplo, uma bota de caminhada.
  • Boné ou gorro
  • Óculos escuros
  • Protetor Solar
  • Capa de chuva ou Anoraque
  • Uma blusa de frio (um moletom se for verão, e também um casaco de frio, se for inverno)
  • Mochila pequena para levar água e lanches
  • Cantil ou Garrafa tipo "PET" de 1,5L ou 2L para levar água durante a caminhada.
  • Se tiver, leve também um par de bastões de caminhada, se já estiver acostumado com o seu uso 

O que não está incluso ?

  • Alimentações e bebidas extras durante o percurso
  • Medicamentos pessoais
  • Equipamentos pessoais descritos na lista de equipamentos

 

 

ImprimirEmail