marski 85px 

 

Mensagem

[Goo.gl service] Message: Daily Limit for Unauthenticated Use Exceeded. Continued use requires signup.; Location:

Escalada em Alta Montanha

A escalada alpina envolve ascensões em ambiente de montanha. Geralmente são vias de grande extensão, em geral com visual espetacular. Podem ou não incluir trechos de progressão em rocha, e também em gelo. Esta é uma modalidade de extrema exposição às condições ambientais. Nela, conhecimentos básicos de meteorologia, navegação, nutrição esportiva e até primeiros socorros (necessários se alguém se machucar) são fatores importantes para o sucesso e para a sobrevivência.

DSC_5133

Davi Marski na região de Cebollapampa, na Cordilheira Branca - Peru

A escalada de grandes montanhas em altitude exercita conhecimentos e habilidades dos mais variados.

Nossos cursos e expedições são ministrados (ou no pior cenário organizados) por Davi Marski, alpinista com mais de 20 anos de experiência guiando grupos e expediçoes às grandes montanhas. 

Sempre tive uma motivação focada em auto-suficiência, uma ética de mínimo impacto e principalmente, uma tentativa de fuga dos esquemas de grandes expedições, envolvendo muito dinheiro e sempre utilizando uma gama enorme de equipamento... Com essa perspectiva  já faz um bom tempo deixei de usar magnésio nas escaladas em rocha,  deixei de usar uma roupa específica para escaladas e passei a me dedicar mais a procurar uma "simbiose" com o ambiente, procurando amalgamar-se com a natureza, com a rota escolhida para a escalada, sempre em sintonia com a montanha – jamais lutando contra ela – procurando entrar em um estado superior de espírito, o que hoje eu chamo de “modo montanha” de operar.

Para mim bastava se desligar de todas as necessidades da nossa vida moderna e urbana (e rapidamente descobrimos que tais necessidades não são tão necessárias assim...) e entrar no clima da expedição: pouco a pouco vamos nos desfazendo dos nossos pequenos confortos materiais e passamos a nos preocuparmos com os pequenos detalhes do dia-a-dia. Aos poucos a preocupação com o desodorante, com a cor da blusa, com o que vamos jantar, etc... passam a dar prioridade para temas tais como “que horas o sol irá se por ?” ou “será que vai esfriar mais tarde... ?" e outras preocupações que dizem respeito a adequação do homem ao ambiente alpino...

Durante todo o tempo no qual ficaremos juntos pretendo transmitir um pouco da minha filosofia pessoal de contato com a natureza, ensinando as técnicas envolvidas ao ambiente de montanha, e acima de tudo, procurando valorizar um senso crítico e capacitar aos meus alunos de tal forma que estes tornem-se auto-suficientes no ambiente de montanha. 

É justamente neste aspecto que tento fugir da proposta das empresas comerciais que se preocupam em vender um pacote no qual as atividades como cozinhar, montar equipamentos, planejar a logística, etc... são deixados totalmente a cargo dos organizadores do "pacote" e o cliente não precisa fazer absolutamente nada...

Com certeza nós não somos assim !

Se você quiser (e esperamos que sim!), você irá participar de forma ativa em muitos dos processos cotidianos de uma expedição "de verdade".

Nossa ídeia para nossos cursos e expedições é que o participante se torne o mais auto-suficiente possível.

Claro que para os trekkings ou escaladas em montanhas mais exigentes tecnicamente a proposta pode ser diferenciada. 

O ambiente de montanha é frio, gelado  e implacável. É um lugar exige que você se desprenda de certos confortos materiais e se adeque ao ambiente - de certa forma hostil - que você irá se encontrar.

 

Quer saber mais ? Confira nossa programação de atividades e expedições !

 

Confira os três vídeos abaixo, eles são praticamente um grande resumo de como são as escaladas e um pouco do dia-a-dia dos cursos na Bolívia (note que se a programação for de expedição e não de curso, os conteúdos abordados podem ser diferentes).

 

ImprimirEmail