marski 85px 

 

Mensagem

[Goo.gl service] Message: Daily Limit for Unauthenticated Use Exceeded. Continued use requires signup.; Location:

Bolhas nos pés - prevenindo e tratando

bolhapor Davi Marski, em abril de 2013.

O que causa bolhas nos pés ? A resposta é uma só: o atrito !

Esse atrito pode ser causado pelo uso de um calçado inaquedado (por exemplo, um tênis frouxo ou uma bota que não está apertada de forma correta), ou até mesmo pelo atrito entre a pele dos pés e a meia, atrito este que é agravado se o pé permanece úmido ou molhado.

Manter os pés secos é fundamental para evitar o surgimento de bolhas! E evitar o atrito também !

Muitas pessoas usam vaselina (sólida) nas plantas dos pés e entre os dedos. A vaselina diminui o atrito.

Outras pessoas gostam de usar uma meia bem fina, de algodão ou de seda, normalmente sem costura, e por cima desta meia, um bom par de meias macias (como meias de Coolmax ou de lã Merino).

Se a(s) bolhas aparecerem, o ideal é simplesmente tentar manter os pés limpos e secos, e evitar que a bolha aumente de tamanho. Pesquise na internet a respeito do Compeed ou Nexcare, é um tipo de adesivo específico para proteger/curar as bolhas.

Entretanto, se isso não for possível, nunca "estoure" uma bolha! Só irá piorar sua situação.

Se a bolha for média ou grande, com dor, é necessário drenar o líquido, (ele faz pressão nas terminações nervosas, causando a dor), para piorar, a presença de uma bolha dolorosa normalmente causa o aparecimento de outras bolhas pela defesa voluntária ou involuntária que fazemos para aliviar a dor, colocando um peso maior no outro pé...

Enfim, após lavar o pé (e as mãos), com água e sabão, coloque álcool (se possível, álcool iodado) na superfície da bolha, esfregando com cuidado. De posse de uma agulha com linha esterilizada, de algodão ou nylon 2-0, siga os procedimentos do vídeo que fiz logo abaixo.

Outra alternativa (muito menos segura do ponto de vista da assepsia) é utilizar agulha e linha normal (se possível imersa previamente em água oxigenada).

Vale a dica de não colocar a agulha e linha no álcool iodado pois seu contato com a derme inflamada é extremamente dolorosa...

Claro que mesmo com todos esses cuidados não se pode evitar totalmente uma infecção.

Costure a bolha (como mostrado no vídeo), deixando a linha de fora em ambos os lados, para servir como dreno. Pressione a bolha com cuidado até que boa parte do líquido seja retirado. O resto será drenado durante a noite e a dor desaparecerá por completo.

  • Se possível procure fazer isto antes de dormir.  (se fizer durante o dia e ainda precisar caminhar, tente drenar o máximo possível do conteúdo e proteger a frágil pele usando um dos produtos citados anteriormente).
  • Pela manhã retire o dreno (se possível passe água oxigenada, inclusive na linha, antes de remover o dreno).
  • Não ande com o dreno para não traumatizar a derme.
  • Não tome banho com o dreno.
  • Coloque um band-aid (ou micropore) no local e inspecione frequentemente.

Teoricamente, a agulha e a linha podem se tornar um veículo para a introdução de bactérias dentro da bolha, portanto, assim que a bolha "secar" (normalmente na manhã do dia seguinte), retire a linha, lave bem o local e proteja com um skincare, band-aid, etc...

Em qualquer momento se houver pus no local da bolha, febre ou calafrios, você deve procurar um médico o mais rapidamente possível.

Claro que o ideal é prevenir para não ter que remediar depois !

Para saber mais: http://www.neo.org.br/publico/inicio.php?do=aconteceLeitura&dado_id=254

 

 

ImprimirEmail

Pode ser do seu interesse...

Artigos Técnicos
Cobras e Escalada

por Davi Marski, em dezembro de 2008 Para nós que passamos um bom tempo no ambiente das montanhas, esse é um assunto super sério e que e merece muita atenção.   Estive neste último final de semana escalando em...