marski 85px 

 

Mensagem

[Goo.gl service] Message: Daily Limit for Unauthenticated Use Exceeded. Continued use requires signup.; Location:

Como fazer o Purcell Prusik

por Davi Marski, fevereiro de 2013 

Neste último final de semana, enquanto escalava em Andradas com o Bernardo Vasconcelos, resolvemos "aposentar" minha daisy chain e o PAS (Personal Anchor System) do Bernardo e passarmos a usar o Purcell Prusik como sistema de auto-seguro.

Escalamos bastante usando o Purcell Prusik como "solteira" e só posso dizer uma coisa: é ótimo !  Super fácil de controlar a distância que você deseja ficar, possibilitando uma posição mais cômoda e confortável na parada.

Fiz um Purcell Prusik com um cordelete de 7mm (de diâmetro) mas ficou muito volumoso e ruim de manusear.

Optamos por usar um cordelete de 6mm, que ficou perfeito. 

DSC 0724

Para fazer, basta seguir o passo-a-passo exibido nas fotos abaixo, sugiro usar um cordelete de 6mm e uns 4m de comprimento. Preste atenção para deixar uns 5cm de sobra no "nó oito" e mais ainda na hora de montar as voltas do "prusik" (e obviamente, use 3 voltas).

Está em dúvida se o Purcell Prusik é confiável para ser utilizado como um auto-seguro ? leia então esse artigo clicando aqui.

As três primeiras fotos mostro o Purcell Prusik montado e alguns detalhes que fiz (usando um pedaço de fita tubular para proteger os pontos de maior atrito).

Na penúltima foto, o Bernardo já usando o Purcell Prusik como auto-seguro em uma parada.

Na última foto, a parada em móvel da via "Zênite", equalizada com um triângulo bloqueado e na qual estou ancorado (e com uma boa distância da parada) utilizando o Purcell Prusik (é o cordelete de cor amarela).

Ou ainda o vídeo (em inglês) de como fazer um purcell prusik (no vídeo ele utilizou o nó "pescador duplo" para fechar o cordelete em anel, essa também é uma opção):

 

purcell06

 

ImprimirEmail

Pode ser do seu interesse...