marski 85px 

 

Mensagem

[Goo.gl service] Message: Daily Limit for Unauthenticated Use Exceeded. Continued use requires signup.; Location:

Lesões de dedos - Polia A2 e outros

Por Davi Marski, em maio de 2009

Este é um post que enviei para a lista do HangOn (www.hangon.com.br) e como houve um interesse no assunto, para poderem linkar, etc.. e tal. Nem adiante continuar lendo o assunto se você não for da área médica ou se já não for um escalador lesionado.. Mas a grosso modo, um resumo da ópera é o seguinte  : O que fecha os nossos dedos são os tendões flexores da mão. Eles tem origem na ponta dos dedos e terminam nas musculaturas do antebraço.  Para que o tendão não "salte" como um "arco de corda"  no dedo, existem outros tendões que envolvem esses tais tendões flexores na mão. São as polias. Elas são denominadas de Polia A1 até A5.

 

polias

 

alt

 

Quando o escalador está em posição de "reglete", a tal polia A2 é muito sobrecarregada (por isso os treinos em fingerboard e campus board são perigosos....) e uma lesão (ruptura, ruptura parcial, etc...) pode acontecer...

alt

alt

 

faz tempo que estou para enviar este email. Incialmente eu ia fazer um artigo para colocar no meu site, mas a coisa foi ficando cada vez mais complexa e distante do meu parco conhecimento e desisti de fazê-lo, mas o assunto é importante (principalmente para quem já se lesionou, lesão nos dedos).

É o seguinte, a ocorrência de lesões mais sérias envolvendo dedos e ombros de escaladores é mais frequente do que deveria ser, e em especial, tem um tipo de lesão nos dedos, que envolve a ruptura da polia (polia A2) que invariavelmente manda o escalador para uma consulta com um especialista (Ortopedista).


Ocorre que nem sempre o ortopedista está atualizado ou sabe das características específicas de nós , escaladores... E existem basicamente duas formas de resolver o problema : um abordagem tradicional (que envolve inclusive o uso de tiras de esparadrapo para suprir a função da polia A2, A3, etc...) e uma abordagem cirúrgica, que *não é*  recomendada para nós, escaladores (forma-se um tecido fibroso, o escalador não volta a ter a mesma resistência nos dedos, etc...).

Enfim... há um site chamado www.clubedamao.com.br que reune uma série de palestras e debates entre especialistas (cirurgia da mão, etc...). O publico alvo deste site obviamente são os médicos.  É necessario registrar-se para ter acesso as palestras.

Uma palestra em especial foca o assunto da lesões de polia de escaladores :  http://www.clubedamao.com.br/palestras.asp?pagR=2 , claro que no site eles abordam outras patologias, etc. e tal.

Ainda com respeito a lesões de Polia A2, tem um site muito legal de um médico alemão, no qual ele disseca de forma exemplar a anatomia específica destas polias, mostrando o tecido conjuntivo que compoem as polias, a separação dos flexores profundos do dedos, etc.. :

http://www.turntillburn.ch/cms/ttb/index.php?id=93&L=1

E para finalizar, não custa nada aprender a enfaixar corretamente os dedos (para os que já estão lesionados), nem que seja para evitar o aparecimento de uma eventual lesão por causa dos regletes...ops.. esse é um assunto bem controverso (o taping preventivo... há indícios que isto possa levar o escalador além do seu limite físico naquele momento, e sobrecarregar a polia A2, mesmo estando ela enfaixada...) infelizmente o link a seguir está em alemão, mas dá para captar a essência da coisa :

http://www.turntillburn.ch/cms/ttb/index.php?id=94&L=1

e mais :

alt

alt

E ainda, uma série de artigos que coloquei aqui :

http://www.marski.org/downloads/public/lesoes_mao/

2-02-2003.pdf 303,58 KB
a2_pulley_biomechanics.pdf 1,93 MB
a2_pulley_friction.pdf 928,34 KB
a2_pulley_tape.pdf 1,85 MB
biomechanik_und_taping_a2_pulley.pdf 8,46 MB
E053.pdf 504,09 KB
lumbricals.pdf 237,22 KB
sl_ligament.pdf 555,07 KB
Verticalsecrets_FA_08_03.pdf 269,85 KB
Verticalsecrets_Inhaltsverzeichnis.pdf 479,88 KB
Verticalsecrets_Leseprobe.pdf 741,58 KB
Verticalsecrets_NZZ20080911.pdf 485,98 KB

Abraçoss e boas escaladas,

 

ImprimirEmail

Pode ser do seu interesse...